carregando...
Portal do Rancho

O Portal do Rancho é uma iniciativa independente de Jonei Bauer e Saty Jardim. As opiniões nos textos são de inteira responsabilidade dos colunistas.

Siga-nos

Unisul vai instalar micro-hidrelétrica na escola de Taquaras

Unisul vai instalar micro-hidrelétrica na escola de Taquaras

O grupo de pesquisa do REGSA/Unisul selecionou a Escola de Educação Básica Roberto Schütz, localizada em Taquaras, no município de Rancho Queimado, para receber o projeto piloto de uma micro-hidrelétrica que fornecerá energia renovável e limpa para todas as necessidades do estabelecimento de ensino.

A construção e instalação da micro-hidrelétrica, numa parceria entre a comunidade, a escola e a Prefeitura do município, começará no próximo ano e a previsão de entrada em funcionamento é de julho de 2013.
O Consórcio REGSA (Promoting Renewable Electricity Generation in South America – Promoção da Geração de Eletricidade através de Fontes Renováveis na America Latina) é um projeto de pesquisa com fomento da União Europeia, integrados pela Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Universidade Católica da Bolívia, Universidade do Chile e pela Unisul.
Segundo o professor e arquiteto Luciano Dutra, da coordenação do REGSA, o projeto, “para além da instalação dos equipamentos de geração de eletricidade através de fontes renováveis, permitirá contribuir para o desenvolvimento regional e para a coesão social, realizando uma intervenção na escola que integrará vários dos saberes da Unisul, destacando-se os estudos, para além do seu foco nas energias renováveis e sustentabilidade, em eficiência energética, arquitetura bioclimática, administração, economia de energia entre outros”.
O professor Baltazar de Andrade Guerra, coordenador do REGSA/Brasil, destaca: “A instalação desse protótipo resultará de uma transferência de tecnologia da Universidade do Chile para a Unisul e representará um importante equipamento para ensino e pesquisa, que se materializará numa importante ação de extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional de Rancho Queimado”.
fonte: www.unisul.br
Jonei Bauer:

O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho.

Deixe o Seu Comentário:

dezessete − 8 =