Águas Mornas: festa de tradição alemã – DAS RICHTFEST

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DE EMANCIPAÇÃO, O MUNICÍPIO PROMOVERÁ UMA CENTENÁRIA FESTA DE TRADIÇÃO ALEMÃ

Integrando os festejos comemorativos aos 50 anos de Emancipação Político-Administrativa de Águas Mornas a respectiva Prefeitura Municipal está promovendo a DAS RICHTFESTou seja  FESTA DA CUMEEIRA do novo prédio da UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.

Das Richtfest: uma tradição alemã


DAS RICHTFEST ou seja  FESTA DA CUMEEIRA

Data: 02 de Agosto de 2011 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Pátio de obras do novo prédio do Posto de Saúde

Rua João Pereira DÁvila – Centro
Águas Mornas – SC

Das Richtfest é uma tradição que, em sua versão alemã, se resume na realização/promoção de uma festa; nela o proprietário de uma casa em construção  agradece aos construtores (e todas as outras pessoas diretamente envolvidas nos trabalhos de edificação) e a Deus. Nessa centenária tradição o proprietário, construtores, amigos, colaboradores, vizinhos e familiares são convidados e, uma vez reunidos, uma guirlanda (coroa de flores) com fitas coloridas amarradas, conhecida como “Richtkranz”, “Richtkrone” ou “Richtbaum” é levantada sobre o telhado e colocada no tronco de uma pequena árvore de modo a ser facilmente vista nas imediações da obra. Afastava-se assim, de acordo com a tradição, a infelicidade de um acidente, estariam defendidos contra o sortilégio e livres das ciladas do mal.

Mais detalhes do ritual da Das Richtfest veja em: http://www.aguasmornas.sc.gov.br/noticias/570.htm


A casa/residência no passado tinha um significado todo especial. Era muito mais do que apenas um espaço físico destinado à acomodação de uma família e de seus agregados. Nas vilas, nas aldeias alemãs não raro todos participavam da sua construção: desde as crianças até os mais velhos. Assim que concluída, esta casa se tornava na localidade, o primeiro lar de uma família e pertencia a ela por sucessivas gerações; tornava-se um grande patrimônio familiar… devido a isso, o seu processo de construção era motivo de festas, rituais e comemorações: a pedra fundamental era colocada pelo dono da casa, que a trazia para o lugar da construção como também o primeiro prego.

Planta da fachada principal da nova unidade de saúde de Águas Mornas

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()