carregando...
Portal do Rancho

O Portal do Rancho é uma iniciativa independente de Jonei Bauer e Saty Jardim. As opiniões nos textos são de inteira responsabilidade dos colunistas.

Siga-nos

Simplesmente Sol

Simplesmente Sol

Hoje vou falar sobre o Sol. Não estranhe se eu utilizo letra maiúscula, mas é que para mim o Sol não é somente uma estrela de quinta grandeza como aprendemos na escola. Eu penso que o Sol é uma estrela de enésima grandeza. Quer saber por que?

Pôr-do-Sol na praia da Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis/SC. (Foto Letícia Weigert)

O Sol produz a própria energia e, por si só, é 85% mais brilhante que todas as outras estrelas da Via Láctea. Só nesta informação já dá pra ter uma ideia do poder deste astro iluminado. Basicamente é do Sol que depende a vida na Terra. É o Sol que possibilita o fenômeno da fotossíntese, que nos proporciona, nada mais nada menos, o oxigênio que respiramos. Somente o Sol permite a floração das plantas, que produzem os alimentos. As abelhas só trabalham em dias de Sol. E (acredite!) até pra chover o Sol é fundamental!

Pôr-do-Sol no olhar. (Foto Letícia Weigert)

Não existe vida sem Sol. Não é à toa que pintores, poetas e músicos encontraram no Sol a inspiração perfeita para obras grandiosas. Monet iniciou o Impressionismo com a obra Impressão Sol Nascente. A tradição milenar do Yoga reverencia este astro poderoso na perfeição do Surya Namascar, a Saudação ao Sol.

Nascer do Sol na Praia do Morro das Pedras, Florianópolis/SC. (Foto Letícia Weigert)

O Sol é poder. O Sol é explosão.

Mas todo o ser superior tem seus perigos. Sol é fogo, e fogo queima. Por isso é necessário ter cuidados na exposição ao Sol respeitando os limites de segurança. Mesmo assim, não devemos nos privar à sua exposição, por mínima que seja, pois ela é absolutamente necessária para nossa saúde e bem estar, físico ou espiritual.

O Sol ilumina. O Sol aquece. O Sol alimenta. Quem não precisa de Sol?

Pôr-do-Sol na BR 282, próximo à Joaçaba/SC. (Foto Letícia Weigert)

Sou viciada no Sol. Não se surpreenda se em algum dia nublado você passar perto da minha casa e me ouvir gritando aos quatro cantos: “eu quero SOL”! Hoje, por exemplo.

Letícia Weigert:

O texto acima é de inteira responsabilidade de Letícia Weigert, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho.

Comentário:
  • Jonei
    Responder

    Com muita alegria vejo esse texto, Letícia. Precisava dele.
    É com emoção que compartilho isso. O Sol é vida, fonte de luz, de energia e de presença – presença de algo maior. Desde criança ele me cativa, seja nos dias em que está com sua força maior, seja nos dias que nem aparece. Mesmo não aparecendo, estamos aqui por causa dele…
    Infelizmente, não me exponho aos seus raios, do mesmo jeito sinto toda a sua vivacidade, que nos alegra, contagia e faz-nos viver dia a dia mais feliz! Vivas ao Sol! Que ele brilhe, que ele irradie sempre mais e mais. E que nós, tenhamos ele como exemplo e sejamos sóis também. O mundo necessita de mais sóis, de mais energia, de mais vida. É isso!

Deixe o Seu Comentário:

vinte + dez =