Restaurante Galpão Tropeiro: culinária, história e cultura

Restaurante Galpão Tropeiro: culinária, história e cultura

Conheça o mais autêntico restaurante de culinária tropeira da serra catarinense. O Galpão Tropeiro, há mais de dez anos, tornou-se um referencial gastronômico no município: seu pioneirismo foi fundamental para o desenvolvimento turístico da região

O Restaurante Galpão Tropeiro prepara a sua comida no fogão à lenha

A comida é o traço cultural que mais marca uma cultura. Rancho Queimado tem em seu cardápio de atrativos turísticos uma seleção com ótimos lugares para se comer. Comer bem! Do pão de milho caseiro aos pratos mais finos da gastronomia. Reserve um dia e saboreie as delícias daqui.

Com características distintas, os restaurantes em Rancho Queimado são únicos. Todos os reconhecem pelos seus aromas, paladares e pela boa comida. O segredo vai além de um belo cardápio. Tudo se completa: a organização e o atendimento nos estabelecimentos que se juntam à oportunidade de um belo passeio pela cidade. O almoço assim se transforma num roteiro turístico, histórico e cultural.

O acesso ao Distrito de Taquaras é margeado por hortênsias e é conhecido como “Caminho das Flores”

Em Taquaras após percorrer um dos cenários mais belos do município, conhecido como o “Caminho das Flores”, o turista encontrará o Restaurante Galpão Tropeiro – o mais antigo da cidade e um referencial do turismo gastronômico. Instalado numa antiga construção, o restaurante preserva a arquitetura original e numa mescla entre cultura germânica e cultura tropeira conta um pouco sobre a história da cidade.

Na “Cozinha Campeira Felícia Hatzky Schütz” são preparados os mais autênticos e saborosos pratos feitos no fogão à lenha. O cardápio é colorido e variado: entreveiro, paçoca de pinhão, quirera, quibebe, feijão tropeiro, aipim, carnes, saladas e sobremesas.

O entreveiro é um prato preparado em disco de arado. Uma mistura de carnes, legumes e verduras.

No “Bar Ingo Penz” você poderá degustar uma boa cachaça e caipirinha um gelado chope artesanal e o refrigerante PUREZA (fabricado em Rancho Queimado desde 1905). Há também as opções de vinhos e sucos naturais. Um brinde à boa mesa!

No “Espaço Germânico Jorge Schütz”, com decoração em preto, vermelho e dourado, você poderá se transportar à Antiga Alemanha e conversar com seus amigos, ouvir uma boa música, beber um caneco de chope e conhecer um pouco mais da cultura e da arte local contemplando os painéis fotográficos ali expostos.

Num cantinho aconchegante estão expostos livros, jornais e revistas. Uma das sugestões que deixo do “Espaço Literário Martha Jeuniker” é o livro Uma mulher do século passado. A obra de Emma Hatzky, traduzida do alemão gótico pela filha Felícia Schütz, é uma epopéia, uma lição de fé e amor. No livro há capítulos que contam a história de Taquaras o que o transforma numa importante referência literária da cidade. Escolha a sua leitura e saboreie-a ao Sol, nesses dias de inverno!

A lareira, o fogão à lenha e o fogo-de-chão são traços culturais fortes na região

No “Fogo-de-chão Teófilo Schütz” você poderá se aquecer, tomar um bom chimarrão e vivenciar um dos costumes mais típicos entre os antigos tropeiros: sentar em volta de um fogo e prosear com os amigos. Diz a lenda que por descuido daqueles velhos tropeiros, o fogo de chão deles incendiou o rancho que servia de pouso e assim surgiu a cidade, referenciada pelo rancho queimado.

Mais do que um restaurante, o Galpão Tropeiro é um lugar para se curtir. Seja pela boa comida, seja por um passeio até Taquaras. Fica a dica! E aproveite para adquirir um artesanato local ou algum produto colonial, vendido ali mesmo no restaurante.

Estenda o seu passeio e conheça mais da cidade. Visite o Monumento ao Tropeiro, pioneiro no Brasil; o Rancho Ecofrutícola, com sua produção agroecológica; o Parque do Morango, A Casa do Imigrante e o Sítio do Papai Noel; O Museu Hercílio Luz e a Igreja construída pelo ex-governador; o Engenho Colonial Junckes e tantos outros atrativos. Complete o seu dia e despeça-se de Rancho Queimado saboreando as delícias caseiras num dos seus cafés coloniais.

Bom almoço, bom apetite e um bom passeio! É isso!

_____________________________________________________________________

RESTAURANTE GALPÃO TROPEIRO

Taquaras – Rancho Queimado

Aberto aos sábados, domingos e feriados

(consultar outros dias, mediante reservas)

(48) 32751163

99625970

www.galpaotropeiro.com

_____________________________________________________________________

Vindo de Florianópolis siga em direção ao Distrito de Taquaras, via Morro Chato ou Rio Quatis. Vindo de Lages, siga em direção ao vale de Taquaras via Boa Vista.

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()