Casa de Campo Hercílio Luz

Casa de Campo Hercílio Luz

O Museu Casa de Campo do ex-governador Hercílio Pedro da Luz é mantido pela Fundação Catarinense de Cultura, órgão do governo do Estado de Santa Catarina. É o ponto turístico mais famoso e visitado do município de Rancho Queimado. O museu, conhecido por Casa de Campo, também está registrado no Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, participando ativamente com exposições permanentes e temporárias, eventos culturais, entre outros.

SONY DSC

O atual conjunto composto de casa e chácara num total de 184.413m2, foi adquirido pelo executivo estadual em 25 de fevereiro de 1985 e tombado pelo decreto nº 25.800.

Edificação do início do século XX, apresenta arquitetura em tijolo aparente, telha plana e cobertura em duas águas, característica cultural do imigrante alemão, predominante na região. Em 1911, o então governador de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz, por motivos de saúde, adquiriu a edificação para utilizá-la como residência de lazer e repouso, em função do clima e altitude amenos na região, imitando a intelectualidade do eixo Rio – São Paulo, que desfrutavam das mesmas condições em Petrópolis e Campos do Jordão, respectivamente.

A edificação, que inicialmente apresentava apenas pavimento térreo, sofreu reformas com a instalação de um anexo em dois pavimentos com sótão. Mantiveram-se as características originais, com destaque para o balcão com guarda-corpo em tijolo aparente, lambrequins no acabamento do beiral e a cobertura com telha francesa em cimento. Em frente ao museu o então governador construi uma igreja, em homenagem à sua esposa.

Atualmente a Casa apresenta sala de exposição permanente – denominada Memorial Hercílio Luz – com mobília e louças originais da época que pertenceu a Hercílio Luz.

relogio_casarao

Há também a sala de exposições temporárias, que são periodicamente mudadas e muito visitadas por estudantes e turistas.

A casa também apresenta completo histórico da vida do engenheiro e governador, com utensílios, documentos e registros históricos, desde a construção da ponte pênsil da capital – Ponte Hercílio Luz, fotos da construção e reforma do museu e fatos importantes da vida pública do eminente governador.

Há também um completo acervo de objetos antigos utilizados pelos imigrantes alemães e tropeiros da região.

Destaque para os jardins e pomar do museu, sempre florido e bem cuidado – característica da localidade de origem alemã. O museu está localizado no Distrito de Taquaras a 14km da sede do município.

Endereço :Rua Paulo Sell nº 428Taquaras-Rancho Queimado-SCCEP: 88470.000

horário de visitação:

terça – feira  à  sexta – feira das 13hs às 19hs

sábados: das 13hs às 17hs

domingos: das 9hs às 12hs e das 13hs às 17hs

E-mail :casadecampo@fcc.sc.gov.br

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()