Qual a marca que identifica Rancho Queimado?

Certos produtos e cores constituem-se em marca.  Rancho Queimado com a mescla de cultura, germânica e tropeira, tem muitas marcas.  Certamente o nome está ligado ao seu símbolo maior: o morango, cujo fruto dá o título de Capital Catarinense do Morango. Mas junto com o moranguinho temos como ícones, inesquecíveis, os doces, tortas, geléias e licores que de certa maneira constituem-se símbolos de Rancho Queimado.

Pelas ruas, o azul em várias nuances, que margeia as estradas constitui-se em mais um símbolo: são as belas hortênsias que encantam e hipnotizam a todos. Além das hortênsias, há inúmeras outras, não menos importantes e que dão o colorido todo especial a cidade – destaque ao Distrito de Taquaras, que detém o título de Vale das Flores. Ali cada casa, cada jardim é único: rosas, únicas e singulares; agapantos roxos e brancos; lírios de todas as cores; véus-de-noiva e azaleias; arquídeas… Taquaras, o Vale das Flores, colore-se como numa aquarela o ano todo!

Nos produtos coloniais temos todos os derivados de morango, além de salames, queijos, broas, roscas e pão de milho. Certamente são símbolos de Rancho Queimado também.

No artesanato, o destaque é que num município tão pequeno, temos tantos talentos que certamente a cidade também poderia se chamar a Capital Catarinense do Artesanato. Alguns deles já se constituem Patrimônio Imaterial. A arte de esculpir os troncos e transformá-los em gamelas; a arte de trançar o cipó transformando-o em guirlandas e cestas; a arte de cortar e entrelaçar a linha nos famosos bordados richelieu; a arte de transformar palha de milho em ornamentos delicados e únicos; enfim, o artesanato de Rancho Queimado também é a marca da cidade.

O Portal do Rancho pretende viabilizar matérias que divulguem mais esse produtos que são a marca daqui.

E você, caro leitor, o que considera como a maior marca de Rancho Queimado? Ao ouvir esse nome o que lhe vem nos pensamentos? É isso!

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()