A Vegetação de Rancho Queimado

A Vegetação de Rancho Queimado

Município situado a cerca de 45 quilômetros (em linha reta) da costa catarinense, sofre com a ação dos ventos vindo do oceano, que trazem consigo certa umidade, exercendo influencia sobre a vegetação do local.

O clima da região é temperado, com chuvas regulares e estações relativamente bem definidas: o inverno é normalmente frio, com geadas frequentes e até neve em algumas ocasiões mais raras, e o verão razoavelmente quente. As temperaturas chegam até 32 °C no verão, já no inverno podem atingir temperaturas negativas.

Esta vegetação que recebe sal e umidade vinda do mar recebe o nome de Mata Atlântica. A Floresta Atlântica ocupa (ou ocupava no passado) uma faixa em torno de quase toda a costa brasileira, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte.

Essa formação vegetal é caracterizada por arvores de até 30 metros de altura na sua maioria de folhas largas e verdes. Também abriga grande variedade de bromélias, orquídeas, cipós, e algumas espécies de palmeiras.

Os ecossistemas que compõem a Mata Atlântica são Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Aberta, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual, Campos de Altitude, Mata Nebular, Mangues e Restingas.

Falaremos apenas sobre os ecossistemas encontrados no município em questão, começando pela formação vegetal que compõem a maior parte do município.

Floresta Ombrófila Mista

Floresta Ombrófila mista

Floresta ombrófila mista, também chamada de Floresta de Araucária, é um ecossistema encontrado normalmente em altitudes elevadas, contendo espécies angiospermas, mas também coníferas. Compõem a maior parte do município de Rancho Queimado.

Floresta Estacional Semidecidual

Floresta Estacional Semidecidual

A floresta Estacional Semidecidual (Mata semicaducifólia) constitui vegetação típica do bioma Mata Atlântica, onde parte de suas arvores perdem parcialmente ou completamente suas folhas no período de inverno (período mais seco). Temos como exemplo dessa vegetação as seguintes árvores encontradas no município: Cedro (Cedrela fissilis), Ipê-Amarelo (Tabebuia alba), entre outras.

Campos de Altitude

Campos de Altitude

Campos de Altitude é um ecossistema do bioma Mata Atlântica que ocorre acima dos limites de ocorrência da floresta, onde predominam rochas expostas e vegetação rasteira formada, principalmente, por gramíneas e muitos líquens.

Frequentemente as espécies arbustivas baixas ocorrem esparsamente em meio ao denso tapete formado por gramíneas. Por se tratar de uma vegetação isolada geograficamente possui um alto grau de biodiversidade e endemismo. Esse tipo de vegetação é encontrado no alto da Boa Vista, ponto mais alto do município, que tem suas espécies correndo alto risco de extinção decorrente da expansão do plantio de pinus, das queimadas e do gado.

Mata nebular

Mata nebular

A Mata nebular, é encontrada no município de Rancho Queimado nas encostas da Serra da Boa Vista assim como nas suas depressões úmidas situadas em meio aos campos de altitude. Geralmente esta inserida em ambientes saturados de umidade e condensação decorrentes de massas de ar que se deslocam a partir do mar ou próxima a agua corrente. A vegetação é baixa, densa, com dossel entre 5 e 10 metros, recoberta de epífitas, orquídeas (ex. Sophronitis coccínea e Oncidium spp), bromélias, musgos e líquens, sendo comum em solos pedregosos, cumes de elevações e beiradas dos paredões de basalto e cânions.

Com a Mata Nebular terminamos de falar sobre as formações vegetais que compõem esse município tão verde e bonito da serra catarinense.

Comunico aos leitores que utilizem o campo de comentário para postarem suas duvidas, sugestões e criticas sobre os textos contidos no site.

Peço também que deem ideias de matérias a serem escritas e publicadas no Portal do Rancho.

Saty Jardim
O texto acima é de inteira responsabilidade de Saty Jardim, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()