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Frio chegando: é tempo de pinhão!

Frio chegando: é tempo de pinhão!

Quando o frio chega ou as pinhas começam a cair das araucárias revelando-nos os soborosos pinhões, é sinal de que o inverno está próximo. E com o frio juntam-se o fogão a lenha e um bom cozido deles para que possamos apreciar o ar de montanha que predomina em Rancho Queimado!

As paisagens estão tomadas por Araucárias – árvore que dá o pinhão. Às vezes, tem-se a sorte de encontrar alguns caídos pelas beiras das rodovias.

Rancho Queimado: o nevoeiro denuncia que as temperaturas ficam mais baixas

Araucária – árvore típica da região

PINHÃO: NUTRITIVO E SAUDÁVEL

O alimento é rico em diversos nutrientes que, aliados a uma alimentação balanceada, fazem bem à saúde e ajuda a espantar o frio, fazendo parte da culinária típica do Sul do Brasil, e em especial aqui em Rancho Queimado! Destaque ficam por conta da famosa paçoca de pinhão e do entreveiro, tão apreciados pelos moradores e turistas.

As principais vantagens se devem à boa quantidade de fibras. Em 100 gramas de pinhão são encontrados 15,6 gramas do nutriente, mais da metade de sua recomendação diária. Elas são fundamentais para o bom funcionamento do intestino, pois dão maior consistência ao bolo fecal. Além disso, capturam açúcares e gorduras por um tempo longo e evitam que eles caiam rapidamente nos vasos sanguíneos, o que é uma vantagem e tanto, já que os níveis dessas partículas no sangue serão menores, evitando diabetes e colesterol elevado.

O que nem todo mundo sabe, é que o Pinhão tem época para colheita, que começa em abril, conforme a legislação ambiental federal, e encerra quando acaba as pinhas. Isso, porque vários animais precisam do pinhão para enfrentar o nosso inverno, que tem temperaturas negativas, geada e nevadas.

O Entreveiro é um prato muito apreciado na culinária de Rancho Queimado

OS NUTRIENTES


Cada 100 gramas de pinhões pré-cozidos contém:
Fibras – 18 gramas
Calorias – 196
Proteínas – 3,94 gramas
Carboidratos – 41,9 gramas
Gordura – 1,34 gramas
Vitamima B1 – 1,35 miligramas
Vitamina B2 – 0,24 miligramas
Niacina – 4,7 miligramas
Cálcio – 35 miligramas
Ferro – 6,8 miligramas
Fósforo – 136 miligramas

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

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