carregando...
Portal do Rancho

O Portal do Rancho é uma iniciativa independente de Jonei Bauer e Saty Jardim. As opiniões nos textos são de inteira responsabilidade dos colunistas.

Siga-nos

O legado da Festa do Morango

O legado da Festa do Morango

A Festa do Morango é isso mesmo! Precisa explicar? Em sua vigésima edição, um recorde de público e uma excelente organização por parte dos promotores do evento.

Sabem a origem da Festa? A necessidade de ressignificar uma sociedade, valorizar um povo antes esquecido e que agora tem uma autoestima elevada; renda per capita decente e orgulho de ser rancho-queimadense! A Festa do Morango surgiu para estagnar o exôdo rural, que obrigava os colonos daqui a procurar vida melhor na capital.

Em poucos anos, a cidade sofreu uma revolução! O turismo se desenvolveu, elevamos o município a Capital Catarinense do Morango e a Destino Indutor de Turismo no Brasil, graças ao trabalho árduo e persistente das pessoas daqui, dos que amam a cidade, assim como eu!

E por toda Rancho Queimado há reflexos da Festa! Ruas floridas, casas bem-cuidadas e iluminadas; hotéis e pousadas foram se instalando, cafés coloniais, bares e restaurantes. A cidade de Rancho Queimado hoje ocupa o status que tem, graças ao trabalho realizado pelas pioneiras senhoras de Taquaras, que se lançaram no desafio de inventar uma festa há vinte anos!

Como deixar de lembrar das doceiras e artesãos que foram revelados, do melhor mel do mundo, das geleias, doces e licores; das artes e dos artistas daqui; da criação do Coral de Rancho Queimado, de grupos folclóricos, das aulas de alemão e violão.

Sou nascido, crescido e pertencido dentro desse processo! Eu, assim como toda a minha geração, sou o filho da Festa do Morango, que aprendeu o significado da palavra pertencimento.

Não há como negar um legado que há vinte anos transforma nossa sociedade! E que venham os próximos vinte! Parabéns, povo de Taquaras, por acreditar num sonho. Num sonho que começou antes que fosse tarde, porque se esperássemos pelo poder público , teríamos uma história pior… É isso!

Jonei Bauer:

O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho.

Comentários:
  • Jonei
    Responder

    Sim, fomos as testemunhas dessa revolução! E mais do que isso: somos os atores dessa revolução!
    A Festa do Morango tem um legado que está muito além de uma festividade, conforme sempre citei em meus textos, aqui, no Portal!

    Eu cresci nessa HISTÓRIA. Fiz parte dela e ajudei a escrevê-la. A Festa do Morango é para mim, um marco em minha vida: a idealizadora dessa façanha, ajudou a moldar o meu caráter, a minha intelectualidade e todos os meus dons artísticos, que poderiam passar despercebidos.

    Sou professor, artista, escritor e poeta; minha mente ferve em borbotões de pura explosão imaginética que desabrocham e florescem no meu jardim particular… Jardim este que, eternamente sou grato, Maria Helena ajudou a formar! E essa sim é a verdadeira Festa do Morango! É isso!

  • Anna Carolina Teixeira Diniz
    Responder

    Infelizmente, Eneida… esse é um assunto proibido! Contudo acredito que chegará o momento que algumas pessoas sentirão vergonha dessa omissão constante…e penso ainda ser pior aquilo que motiva essa atitude… sem falar nas tentativas de darem uma nova e ridícula versão da história.
    Como o Jonei, e como tu, eu vi nascer essa mudança. Tenho muito orgulho de ter testemunhado o belo início dessa pequena revolução.

  • Jonei
    Responder

    E a História começou assim: “TAQUARAS, ANTES QUE SEJA TARDE!”

  • Eneida Teixeira
    Responder

    É importante lembrar que rancho queimado foi mostrado ao seu povo como um grande potencial por uma pessoa que veio de fora, que se apaixonou pelas belezas e encantos de rancho queimado, um paraíso perdido próximo aos grandes municípios catarinenses com turismo intenso… essa pessoa sensibilizou um povo que estava perdendo sua cultura e raízes…. esquecendo valores importantes… acho que não se esquece aquela que foi responsável pela renascimento de rancho queimado.

Deixe o Seu Comentário:

16 + dez =