O maior espetáculo da Terra!

Curta a página da Festa do Morango no Fabebook, clique aqui.

Noite Santa de natal e Tropeada a Belém abrem os festejos da 20ª festa do Morango, em Taquaras

 

fotos: Jonei Bauer

O Distrito de Taquaras nos proporcionou um belíssimo espetáculo nessa última sexta-feira! A Noite Santa de Natal e a Tropeada a Belém encantaram ao público recorde, em sua terceira edição, e consolidam cada vez mais a Festa do Morango, que está em sua vigésima edição. Um show de competência, bom gosto e trabalho comunitário.

É aqui onde acontece o maior espetáculo da Terra!

Priscila Méri Hugen e Kathiane Weiss, madrinhas da 20ª Festa do Morango

A abertura da 20ª Festa do Morango, nessa última sexta-feira, 25 de novembro, consolidou o evento que há três anos entrou no calendário dos festejos da festa. Num espetáculo ao ar livre, uma mescla de cantata e teatro, narrou a história cristã do nascimento de Jesus Cristo, com muitas vozes e suaves melodias típicas da época de Natal.

Idealizado pelo Maestro José Acácio Santana (in memorian) e pela Comissão Organizadora da Festa, neste ano o evento – um tributo ao falecido maestro – encantou um público recorde. O Coral Municipal de Rancho Queimado e o do município de Palhoça, em uníssono, sob a regência de Vanderlei Jochem, deram continuidade ao legado iniciado por Santana. Ao som das mais suaves melodias, o público foi transportado a uma época mágica e sacra, onde os sinos tocaram os seus corações.

O espetáculo Noite Santa de natal emocionou aos espectadores

A proposta da Comissão Organizadora da Festa era de fazer com que cada participante do evento fosse, de certo modo, tocado pelo espírito contagiante que o Maestro Acácio sempre apregoou.

Um anjo, anunciando que a noite se iluminara foi uma das grandes surpresas do espetáculo!

O anjo que surgiu na sacada da "Casa do papai Noel" foi uma das grandes surpresas que o espetáculo proporcionou

Outro grande sucesso foi a Tropeada a Belém, uma adaptação à história original, onde três Reis Magos, vindo do Oriente, vêm adorar ao Menino recém-nascido. Como Rancho Queimado tem sua cultura fortemente marcada pelo tropeirismo, desbravadores que deram origem à cidade, substituem-se os Reis Magos pelos bravos tropeiros, bem-vestidos, com manto, coroa e tochas.

Como os Reis-magos, os Tropeiros vêm adorar ao menino que acaba de nascer

Crianças e adultos encilham os seus cavalos e vestem o manto, a coroa e a tocha

A Tropeada a Belém é um belo e original espetáculo

No evento, que a Comissão Organizadora transformou num tributo ao Maestro José Acácio Santana, foi descerrada uma belíssima placa em homenagem ao então recém falecido Maestro, que regeu o Coral de Rancho Queimado por quase vinte anos e um dos grandes idealizadores dessa Noite Santa de Natal e Tropeada a Belém.

Placa em homenagem ao Maestro Acácio Santana

A belíssima placa traz a forte silhueta do Maestro e um belíssimo poema, “por quem os sinos dobram”:

“Nenhum homem é uma ilha isolada;cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. “Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.

John Donne (Londres, 22.01.1572/ 31.03.1631), foi um poeta inglês.

Como a Comissão Organizadora da Festa mencionou no convite, nesta noite, quando olhássemos lá no céu, mais uma estrela brilharia; era a presença viva do Maestro! Parabéns aos Corais de Rancho Queimado e Palhoça, parabéns aos atores, aos tropeiros Reis, às crianças e a todos que de certa maneira ajudaram na beleza de mais um espetáculo! Viva a Noite Santa de Natal, Viva a Tropeada a Belém, Vivas ao Maestro Santana e um viva especial à Festa do Morango, que está em sua vigésima edição! E viva à noite de hoje que proporcionou o MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA! É isso!

Bom Natal!

O cenário onde acontece o espetáculo é mágico...

A Casa do Papai Noel se iluminou para a Noite Santa de Natal

Crianças decoraram uma imensa árvore ao som de "Oh Tannenbaum"

A Casa do Papai Noel foi um sonho que se concretizou, graças aos esforços que a comunidade de Taquaras sempre teve.

Pra quem perdeu, resta visitar o Sítio do Papai Noel nos outros dois dias da festa, ou aguardar até 2012!

Pra quem perdeu, resta visitar o Sítio do Papai Noel nos outros dois dias da festa, ou aguardar até 2012!

FELIZ E SANTO NATAL! SÃO OS SINCEROS DESEJOS DA EQUIPE DO PORTAL DO RANCHO!

Curta a página da Festa do Morango no Fabebook, clique aqui.
Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()