O Mundo Sensível e o Mundo das Ideias

Na época de faculdade eu detestava filosofia. Também pudera. Quem, com dezoito anos, gosta de filosofia? Hoje, mais de uma década depois, foi na filosofia que eu encontrei o melhor exemplo que traduzisse as minhas expectativas desta nova e importante ferramenta de comunicação da nossa região: o Portal do Rancho.

A teoria filosófica, à qual me refiro, é a de Platão sobre o Mundo Sensível e o Mundo das Ideias. Vou ser breve, pois a intenção aqui não é ficar filosofando.  Veja a figura acima. Este é o Mito da Caverna.  Segundo Platão, o Mundo Sensível é aquele onde se encontra a maioria das pessoas, aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros, tanto na sua forma como na sua dimensão. O mundo das ideias (o dos filósofos) é aquele onde o ser liberta-se da caverna e pode lançar seu próprio olhar para o mundo iluminado.

Quando fiquei conhecendo o projeto do Portal do Rancho, fiquei muito contente com a possibilidade de as pessoas poderem desfrutar de uma ferramenta de informação ágil, eficiente e inteligente,  que atenda às necessidades de comunicação e às expectativas dos leitores.  Fiquei mais contente ainda, quando fui convidada e participar como colunista. Agora um alerta ao navegantes: toda a libertação é um desafio cheio de obstáculos e armadilhas. Mas isso é assunto para outras teorias filosóficas.

Fonte de pesquisa: Marilena Chauí, Convite à Filosofia, Ed. Ática

Letícia Weigert
O texto acima é de inteira responsabilidade de Letícia Weigert, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho.

Deixe seu comentário » ()