Qualidade de Vida com Políticas Públicas Inteligentes – a receita para o Progresso Sustentável

Um dos predicados que mais se houve elogiar em Rancho Queimado é sua capacidade de receber bem o ser humano com seu clima. Sente-se bem em todas as estações do ano, com uma sensação de estar carregado, energizado – descartando a ingestão de alimentos – para o trabalho e a vida. Trata-se de um efeito que existe em diversos ambientes onde se preservam a Mata e possuem reservas geológicas e cênicas ainda minimamente respeitadas.

Rancho Queimado também é rico em recursos hídricos como rios, córregos… Estamos cortados e fatiados com inúmeras “estradas” líquidas, fontes de vida para os humanos e diversos animais e plantas exuberantes que convivem aqui. Tal qual um organismo com suas veias e artérias, é também um local possuidor de nascentes que abastecem quatro grandes bacias hidrográficas de Santa Catarina.

Estamos no ápice, no topo da cadeia de montanhas de Mata que circundam a costa brasileira do Oceano Atlântico, na qual por isto mesmo, chamamos de Mata Atlântica. Um respirar fundo do oxigênio que temos presente, já serve de primeira mostra do efeito orgânico benfazejo a nossa mente, corpo e porque não acrescentar o espírito?

Hoje, graças ao nível baixíssimo de nossos políticos e suas políticas públicas aplicadas nos aglomerados de seres humanos, nos restam 7,3 % de Mata Atlântica no Brasil. Ou seja, destruímos 92,7 % de Matas únicas do Mundo. Repletas de plantas medicinais que nem sequer estudamos ainda, em parcos 11% desta rica reserva verde fora estudada por nossos acadêmicos ou mesmo estrangeiros.

Pois é certamente em Biomas assim, que teremos a manutenção monetária futura de um país gigante como o nosso. Mas exatamente por esta falta de capacidade mental e informativa de nossos políticos, vemos a destruição da base da vida em troca de um crescimento fugaz que não se manterá no curto espaço de nossa civilização. É então devido a estes recursos naturais, que tantas pessoas buscam Rancho Queimado para viverem ou mesmo usufruírem uma estada de férias, final de semana… Estamos no centro, assim como Urubici, Anitápolis, Angelina…, do último grande aglomerado de Mata Atlântica que existe em Santa Catarina, na qual dá esta sensação de plenitude de vida. Temos um clima como de Gramado, Canela, Petrópolis, Teresópolis…

É só subir ao local chamado Boa Vista(1.100 metros de altitude) e vislumbrar a beleza, vastidão e esta sensação que tento expressar nesta escrita. Mas – e isto considero de muita importância – Leonardo da Vinci, que fora um grande pintor italiano, naturalista, arquiteto, inventor… , nascido em 1452 na Idade Média, dizia:  “O amor é filho da compreensão. O amor é tão mais veemente, quanto mais a compreensão é exata” Portanto levando esta verdade aos fatos corriqueiros, vemos que para se enxergar a beleza de um local, precisamos ter mais estudo, e com isto,  valorizar de fato aquilo que temos aqui em nosso Município. Um “olho” de um biólogo, químico, farmacêutico, naturalista… para um vasto horizonte de Montanhas com Matas e Animais é de fato um olho que enxerga mais realidades do que uma pessoa que não tem estes embasamentos.

Para um geólogo que seja cego a estes recursos cênicos, químico-orgânicos, ecológicos…sua visão restrita será serva dos depredadores de mineradoras exportadoras de matérias-primas baratas aos países de primeiro-mundo. Do que se conclui que quanto mais conhecimento, menos dogmatismo, menos erro de interpretação, menos atitudes degradantes, menos fanatismos, intolerâncias e políticas públicas equivocadas. Pena que tivemos governadores recentes em SC, na qual tinham exatamente o oposto resultante desta virtude: ódio a Natureza. Rancho Queimado e Municípios adjacentes seriam uma Universidade de “mão cheia” para eles…se quisessem mesmo evoluir.

Geraldo Jardim
O texto acima é de inteira responsabilidade de Geraldo Jardim, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()