Quantos morangos tem o seu iogurte de morango?

Quantos morangos tem o seu iogurte de morango?

Você sabe o que come? A melhor forma de saber quais ingredientes existem em um alimento é aderir ao lema do “faça você mesmo”. Caso contrário, muitas informações podem ficar nebulosas.

Algumas marcas se valem do argumento de que suas fórmulas de fabricação são “segredo industrial” para não divulgar detalhes básicos como este – quanto morango tem no iogurte que eu estou comendo?

A jornalista Francine Lima, especializada em alimentação e idealizadora do projeto Do campo à mesa (no Facebook e no Youtube), fez um vídeo em que questiona a necessidade de se colocar corantes em iogurtes de morango. Para deixar mais rosa? Ela fez o teste: colocou um iogurte natural branco e três morangos. O resultado foi muito parecido com os iogurtes industrializados.

Portanto, a dúvida: por que é necessário colocar corante se com uma quantidade tão pequena de morangos o resultado é tão similar?

Se você fizer seu próprio iogurte, é (bem) mais fácil saber o que tem dentro…

O que são os corantes?
São substâncias que dão ou realçam a cor do alimento e, por isso, criam uma aparência mais “bonita”. Bonita, assim, entre aspas, pois cor vistosa nem sempre significa alimento saudável. É como uma maquiagem: muitos alimentos seriam melhores se não tivessem tanta cor. Bons exemplos são os produtos os multicolores, como gelatinas e balas de goma, e os de aparência rosada, como presuntos e os iogurtes de morango.

O que as marcas dizem?
Ideias Verdes entrou em contato com a assessoria de imprensa de três marcas, Vigor, Nestlé e Batavo, para saber com quantos morangos são fabricados alguns de seus iogurtes. As respostas não foram muito diferentes daquelas dadas pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das marcas testadas no vídeo.

Vigor

Iogurte Líquido Morango. Contém o corante natural carmim de cochonilha.

Resposta: “A VIGOR não se pronunciará por questões de segredo industrial”.

Batavo

Iogurte Grego Morango Líquido. Contém o corante natural carmim de cochonilha.

Resposta: “Infelizmente a companhia não pode abrir e compartilhar a formulação sobre os produtos, já que isto é segredo industrial”

Nestlé

Iogurte Grego com Morango. A calda (separada) contém corantes (urucum e carmim cochonilla).

Resposta: “Neste caso o iogurte é o tradicional, não é sabor morango, que está apenas na calda e é o ingrediente que se encontra em maior quantidade”.

De onde vem o corante carmim de cochonilla?
O corante natural carmim de cochonilla é fabricado a partir de um inseto, o Dactylopius Coccus. O extrato do corante é obtido a partir do processamento do corpo seco de fêmeas desta espécie. O termo cochonilla é empregado para descrever tanto os insetos desidratados como o corante derivado deles. Cerca de 300 toneladas de cochonilla na forma dessecada é produzida anualmente.

De acordo com informações do site Vista-se, são necessários cerca de 70 mil insetos esmagados e fervidos para produzir apenas 450 gramas deste corante, usado em alimentos como biscoitos, sorvetes, iogurtes, e também em tintas, roupas e cosméticos.

Por ser extraído de um animal, o corante carmim de cochonilla é classificado como natural.

O que fazer?
Apesar de difícil, é possível encontrar iogurtes sem corantes. Para escolher melhor, não deixe de ler os ingredientes no rótulo. Além disso, o vídeo sugere e nós reforçamos: sempre que possível, procure bater um iogurte natural (branco) com a fruta que deseja. Pode ser morango, mamão… Assim você evita tantos aditivos químicos na alimentação e come de forma mais saudável.

Fontes:
Dossiê Corantes – Revista Food Ingredients Brasil Nº 9.
FAO/ONU

Imagens:
SXC.HU
Divulgação

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()