Você sabe como surgiu o café?

Você sabe como surgiu o café?

Quem resiste a um bom café quentinho, após o almoço ou durante as refeições matinais?

O Brasil é conhecido mundialmente pela qualidade de seu café, entretanto a origem desta deliciosa bebida quente remete-nos a refletir uma antiga lenda árabe.

Há muito tempo nas montanhas áridas da Etiópia um jovem pastor de cabras chamado Kaldi, tomando conta de seu rebanho observou que durante à noite os seus animais desapareciam atrás das montanhas durante algumas horas e voltavam saltitantes.

Diante da cena, Kaldi ficou irriquieto e quis saber qual a origem daquela alegria momentânea. Uma noite ele seguiu os animais e viu-os pastarem com prazer pelos pequenos grãos vermelhos que se encontravam sob o arbusto. Assim, ele recolheu os grãos e comeu-os, sentindo um prazer indescritível.

Com o passar do tempo, Kaldi comentou com um monge da região que decidiu experimentar, começando posteriormente a utilizar os frutos em forma de infusão, percebendo que a bebida os ajudava a resistir ao sono, durante os longos períodos de oração.

Logo a descoberta, espalhou-se pelos monastérios da região, criando uma demanda pela bebida.

A História comprova que o primeiro cultivo conhecido do café deu-se em monastérios islâmicos do Yêmen.

Hoje, o Brasil é o maior produtor de café do planeta! O produto está intrinsicamente ligado à História desde nossa colonização, atravessando períodos importantes como a alternância de poder entre mineiros e paulistas – na denominada política do café com leite – na crise de 1929 e até na invenção do café solúvel (inventado porque precisávamos acondocionar o café de maneira reduzida).

E no outono as temperaturas anunciam o frio que está para chegar… Uma boa deixa é um cafezinho bem quente! É isso!

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()