A origem do nome e o surgimento da cidade

A origem do nome e o surgimento da cidade

Rancho Queimado: um pouso dos tropeiros que pegou fogo

A cidade de Rancho Queimado foi passagem dos tropeiros, no denominado “Caminho das Tropas”. O trajeto do Alferes José da Costa, iniciado em 1787, abriu picada que ligava Lages a Desterro (atual Florianópolis). Foi uma das rotas pioneiras da ligação entre o planalto e o litoral. Devido à extensão do percurso, era necessário o pernoite próximo à região de dos campos da Boa Vista. A Boa Vista correspondia a atual região de Rancho Queimado, Alfredo Wagner e Bom Retiro. Assim sendo, por essa região da Boa Vista existiam algumas paradas, alcançadas após um dia de viagem.

Como eram os ranchos de pousos dos tropeiros

Os pousos com barracas ou toldos eram bastante usados pelos tropeiros na improvisação de um abrigo para pernoitar. Montava-se uma estrutura com estacas de madeira e a cobertura poderia ser feita de couros, folhas, tecidos e, mais recentemente, de lonas. Os abrigos eram construídos com poucos materiais, alguns carregados pelos viajantes e outros obtidos no próprio local do acampamento. Isso facilitava a mobilidade e a montagem, conforme as necessidades do pouso.

O historiador Aujor Ávila da Luz descreve assim o acampamento:

[…]Arma-se as barracas próximo de um capão ou abriga-se em alguma tapera abandonada, protege-se a carga e solta-se a animalada. Faz-se o fogo no chão para preparar o café ou a comida e improvisa-se a cama com a “carona”, os “enxergões” e os pelegos, servindo o duro lombilho de travesseiro. (LUZ, 1952, p. 53-54).

Somente mais tarde surgiram os galpões, denominados ranchos, onde era oferecido o pernoite, o pasto para os animais e a comida. Segundo relatos dos antigos viajantes, por descuido dalgum tropeiro que não apagou as brasas da fogueira corretamente, o rancho se queimou e a região era referenciada pelo decorrido, dando origem ao nome da localidade e que mais tarde, em 08 de Novembro de 1962, tornou-se  o município de Rancho Queimado.

Rancho Queimado: a origem do nome da cidade

O próprio nome que hoje o município carrega – Rancho Queimado – tem origem com as idas e vindas das tropas que percorriam os antigos “Caminhos das Tropas” e que por aqui tiveram um rancho de pouso, que por descuido dalgum tropeiro queimou e assim ficara referenciada esta região: “o local do rancho queimado”.

Juntam-se a isso as experiências e trocas trazidas e levadas dos tropeiros viajantes por todos os povoados aonde percorriam, mais as lendas e estórias que se ouviam (e se ouvem até hoje) dos bugres daqueles tempos.

O tropeirismo ainda hoje está ligado ao modo de se viver das pessoas daqui, criando uma cultura diferenciada das demais, ao se confrontá-la e inseri-la na cultura germânica.  Em Santa Catarina, as homenagens a estes heróis viraram a lei de número 13.890, de 2006, que estabelece o dia 26 de abril, como o Dia do Tropeirismo. E em Rancho Queimado, a comunidade de Taquaras ergueu em homenagem a estes corajosos comerciantes, mensageiros e desbravadores o Monumento ao Tropeiro, que foi o primeiro monumento do país que valorizou a pujança desses, também aventureiros!

fonte: LUZ, Aujor Ávila da. Os Fanáticos. Crimes e aberrações da religiosidade dos nossos caboclos. Florianópolis: Imprensa Oficial, 1952.

Monumento ao Tropeiro, em Taquaras – Rancho Queimado

SERTÃO DESCONHECIDO: DE DESTERRO A LAGES

TROPEIRISMO, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()