carregando...
Portal do Rancho

O Portal do Rancho é uma iniciativa independente de Jonei Bauer e Saty Jardim. As opiniões nos textos são de inteira responsabilidade dos colunistas.

Siga-nos

Bauernmalerei: mais que uma técnica; um estilo de vida

Bauernmalerei: mais que uma técnica; um estilo de vida

O Bauernmalerei é uma técnica de pintura artística aplicada, principalmente, em móveis e objetos de decoração. Das delicadas pinceladas, em traços que lembram vírgulas e a letra S, surgem uma mescla de cores, formando flores e folhagens que traduzem a essência dessa técnica, ao que se sabe, de origem alemã. O Bauernmalerei (bauer: agricultor, em alemão) maler (pintor, pintura) traduz-se como uma pintura camponesa. Tudo leva a crer que a pintura Bauer, como é popularmente conhecida, trata-se de uma técnica reprodutiva utilizada pelos artistas moveleiros, como uma maneira de imitar os requintados móveis da elite.

Bauernmalerei: Uma Técnica de Pintura de Origem Germânica

No Brasil, o Bauernmalerei encontra-se difundido, principalmente, em cidades de colonização germânica, onde adquiriu o status quo de arte local. É o caso de Pomerode, em Santa Catarina – a cidade mais alemã do Brasil. Em Pomerode podemos encontrar ateliês de artistas que dominam essa técnica de pintura. Ademais, o Bauernmalerei já é um estilo de vida na cidade, uma vez que as florezinhas pintadas estão naturalmente integradas à paisagem local, em logradouros, placas de estabelecimentos, espaços públicos e outros.

Na serra gaúcha, as cidades de Gramado, Nova Petrópolis e Canela, também possuem manifestações da pintura Bauernmalerei. O mesmo acontece com a Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com destaque para a cidade de Camanducaia (MG) e o seu Distrito de Monte Verde. O local tem se transformado em uma região turística famosa, explorando, principalmente, a técnica da pintura Bauernmalerei, instituindo, inclusive, a Rota do Bauer. Os turistas podem fazer um passeio por diversos ateliês e explorar expressões da técnica Bauer na cidade. Outra cidade que se destaca na pintura Bauernmalerei é Domingos Martins, no Espírito Santo. Todas essas cidades têm em comum o fator histórico da colonização alemã.

Bola em madeira com pintura bauernmalerei

 Bauernmalerei: Uma Técnica de Pintura Afetiva

Mais que apenas uma técnica de pintura para suvenires de viagens, o Bauernmalerei é uma arte que possui um apego sentimental. Costumo dizer que a técnica vai muito além de um mero enfeite, uma vez que as peças que carregam essa pintura têm o poder de nos transmitir sensações de aconchego. Comumente, recebo avaliações do tipo “essa pintura me causa um sentimento gostoso, uma lembrança boa”. Assim sendo acredito que o Bauernmalerei está para uma pintura afetiva do que para uma mera técnica artística, haja vista que esses tipos de sinestesias ocorrem em muitas pessoas. Aconchego, nostalgia e lembranças da infância são intrínsecas a este estilo de pintura.

Maria Alice brincando com ovos de páscoa pintados com estampa Bauernmalerei, por Jonei Bauer

Apostila Bauernmalerei nº.01 

Aprendi a técnica de pintura Bauernmalerei por observação. Desde menino, eu ficava instigado por escutar que “havia uma pintura com o meu nome”.  Como assim, pensava eu, uma pintura que se chama Bauer foi feita para mim, que tenho o Bauer no meu nome! Comecei a treinar o meu olhar e me aventurar na pintura. Depois de um hiato de quase duas décadas, resolvi voltar pincelar e nisso, surgiu a ideia de uma apostila, uma vez que os pedidos para que eu também ensinasse ou gravasse aulas da técnica eram recorrentes.

Dessa maneira, acabei criando a minha primeira apostila. A APOSTILA BAUERNMALEREI Nº.01 nasceu depois de muita pintura. Ao todo, são mais de trinta desenhos autorais inéditos, todos em cores. A segunda parte da apostila apresenta todos os desenhos, em tamanho real, para serem copiados e transferidos na peça a ser pintada.

Juntamente com a apostila, eu criei um GUIA DAS PINCELADAS, um encarte que contém todas as flores e folhagens da apostila. Com esse guia será possível acompanhar o passo a passo das minhas pinceladas, cuja finalidade é a de auxiliar àqueles que também desejam se aventurar por esta técnica de pintura afetiva! O Guia das Pinceladas também traz mais um desenho inédito, com QR Code para baixar o desenho.

Além dos mais de trinta desenhos e sugestões de composições entre eles, a Apostila Bauernmalerei nº01 também apresenta alguns textos sobre a técnica, o estilo de vida, noções de decoração e algumas curiosidades sobre o Bauernmalerei na História da Arte.

Acesse o Instagram @JoneiBauer para conhecer mais o projeto e adquirir a APOSTILA BAUERNMALREI nº.01

APOSTILA BAUERNMALEREI nº01: mais de 30 desenhos autorais; acompanha o GUIA DAS PINCELADAS, por Jonei Bauer
Jonei Bauer:

O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho.

Deixe o Seu Comentário:

doze + 17 =