Conheça Rancho Queimado

Conheça Rancho Queimado

Placa de título da cidade, localizada no Parque do Morango, em Taquaras

Rancho Queimado está localizado na região da Grande Florianópolis, a 60km da capital do Estado. Para chegar à região siga pela BR 282, sentido Lages. A cidade se encontra às margens da rodovia, onde cada curva, cada aclive e cada declive são um vislumbre aos olhos, devido à beleza da região. Rancho Queimado é a Capital Catarinense do Morango e o portal da Serra Catarinense

Localização do município de Rancho Queimado

Município de Rancho Queimado

População (hab./2010)

2.748

Área (km²)

282

Gentilício

rancho-queimadense

Bioma

Mata atlântica

Limites

Alfredo Wagner, Leoberto Leal, Angelina, Águas Mornas e Anitápolis

Características das matas de Rancho Queimado

Sua população é constituída, na sua maioria,  por descendentes de alemães, da antiga Colônia Santa Isabel.

Rancho Queimado – população (IBGE-2010)
População (hab./2010)

2.748

Homens

1.398

Mulheres

1.350

Urbana

1.290

Rural

1.458

Paisagem rural do município

Com uma altitude média de 810 metros, destaca-se a localidade de Boa Vista, onde se pode ter uma visão panorâmica a uma altitude superior a 1.200 metros. Do alto é possível observar a formação de cânions, vales (destaque para o vale de Taquaras) e também a elevação da Serra Catarinense que forma o Campo dos Padres – ponto mais elevado do Estado de Santa Catarina.

Formação de espelho d’água no alto do morro da Boa Vista

Nos últimos anos o espaço rural do município tem sido valorizado por atividades relacionadas ao turismo e ao lazer, trazendo turistas e novos proprietários de casas de campo, atraídos pelo ar das montanhas da serra, pela paisagem rural e pelo clima, com média anual de 17º C e inverno com grande incidência de geadas e média de 12º C. A cidade foi eleita pelo Ministério do Turismo como referência no Turismo Rural.

No inverno, é comum a incidência de geadas na cidade

Rancho Queimado tem as atividades agropecuárias como a base de sua economia, com destaque para a produção do morango, que representa 60% da produção do gênero no Estado, conferindo-lhe o título de “Capital Catarinense do Morango”. Outros cultivos importantes no município são os da cebola, feijão, tomate e milho; além deles, merecem destaque a criação do gado leiteiro, o artesanato e a produção dos chamados “produtos coloniais”, de maior valor agregado.

O morango é o principal produto econômico do município

O destaque do município é o Distrito de Taquaras, a 14km da sede. O antigo Caminho das Tropas, hoje denominado “Caminho das Flores” é o cartão-postal de chegada na cidade. Ali também fica a Cascata Trisãmya, ponto turístico mais conhecido. Com um clima hospitaleiro e suas casas e jardins bem cuidados é um lugar que vale conhecer. Foi ali que também o eminente governador Hercílio Pedro da Luz, em 1911 fixou residência. É na localidade de Taquaras que se realiza anualmente a Festa do Morango.

O caminho de chegada a Taquaras, conhecido como “Caminho das Flores”

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()