O que visitar em Rancho Queimado

O que visitar em Rancho Queimado

Rancho Queimado nos últimos anos se destacou como referência em Turismo no Estado de Santa Catarina. Seu clima agradável, com verões amenos e invernos com ocorrência de geadas, as paisagens naturais – matas, cachoeiras e montanhas – são o destaque da região.

A Cultura e a História da região difundem as heranças dos imigrantes alemães e dos tropeiros.

O tropeirismo é marca registrada na região: o gosto por cavalos e cavalgadas, o C.T.G. Laço Velho da Saudade e costumes dos moradores em vestir bombachas, tomar o chimarrão e apreciarem a música tradicionalista.

Ocorre anualmente a Festa do Tropeiro e o Rodeio Crioulo, dois eventos que ajudam a fomentar a marca dos primeiros desbravadores da região, responsáveis pelo comércio entre Lages e Desterro (atual Florianópolis).

As casas multicoloridas, com jardins bem cuidados e floridos confirmam a presença do colonizador alemão. Cortinas de crochê, prímulas e gerânios nas janelas, a culinária local e o sotaque do seu gentilício comprovam as heranças dos antepassados.

Rancho queimado possui grupos de danças folclóricas que ajudam a resgatar a Identidade do povo. A Blumen Tanz Fest e a Festa do Morango são as maiores manifestações da cultura alemã no município.

Há muito para se conhecer na cidade: Casa do Turista, Praça Coberta, Museu Hercílio Luz, Monumento ao Tropeiro, Casa do Papai Noel, Casa do Imigrante,  as construções típicas, as flores que margeiam as estradas, as localidades interioranas, o cultivo do morango, os rios e cachoeiras e muito mais.

No município podemos encontrar várias opções para nossa refeição, desde restaurantes mais sofisticados até os mais tradicionais, com comida feita no fogão a lenha com jeito caseira! Há os tradicionais cafés coloniais, além das docerias onde podemos comprar geléias, licores, cucas e pães caseiros.

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()