Osterbaum: Conheça a Tradição da Árvore de Páscoa

Osterbaum: Conheça a Tradição da Árvore de Páscoa

Você já ouviu falar em Osterbaum ou Árvore de Páscoa? A Osterbaum trata-se de uma tradição herdada dos imigrantes alemães, e que seus descendentes mantêm viva. A Osterbaum é um dos maiores símbolos da Páscoa para os alemães, juntamente com a tradição de se pintar ovos com tinturas naturais. Vale lembrar que a Páscoa coincide com a chegada da primavera no hemisfério norte, por isso, a origem de se colorir e enfeitar os galhos de árvores, comemorando o fim do período de frio.

Pela época da Quaresma, que é o período que compreende entre a Quarta-feira de cinzas até a Páscoa, é comum casas com jardins onde um galho seco é enfeitado com ovos e flores coloridas. Isso significa que a Páscoa se aproxima, iniciando a temporada de Osterbaum. Isso ocorre, principalmente, em cidades onde os traços germânicos são heranças adquiridas com os imigrantes alemães. Em Santa Catarina, o fenômeno da Osterbaum pode ser contemplado em cidades colonizadas por alemães. É o caso de Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, onde os turistas são atraídos pela Maior Árvore de Páscoa do Mundo.

Na região da Grande Florianópolis, na cidade de Rancho Queimado, por exemplo, a tradição da Osterbaum é cada vez mais presente. Rancho Queimado é uma cidade originada pela colonização alemã, da antiga Colônia Santa Isabel (1847) e que mantém cada vez mais viva os traços culturais com os seus antepassados. Por toda a cidade pode-se perceber a influência europeia, principalmente em suas construções e jardins floridos e que pela proximidade da Páscoa ganham um colorido ainda mais especial.

Osterbaum com 1.800 casquinhas, em Schroeder (2015)

Significado da Osterbaum, segundo o cristianismo

A Osterbaum não se trata apenas de um item decorativo para a época de Páscoa. Apesar da origem da Páscoa ser pagã, a simbologia da Osterbaum traz em si um significado criatão, a saber:

A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.

No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor.

ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida.

Portanto, para o Cristianismo – e em especial para as famílias luteranas alemãs – a Osterbaum é apenas um símbolo da Páscoa, pois como cristãos deve-se celebrar e adorar ao Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Mantendo Viva a Tradição da Osterbaum

Que tal você montar sua Árvore de Páscoa? Você poderá começar guardando as casquinhas de ovos e depois colori-las, que tal? Nesse outro artigo aqui, colocamos um passo a passo de Como Montar Uma Osterbaum.

Precisamos registrar essas memórias e manter, de certa forma, mais vivas essas tradições, antes que se deem por totalmente perdidas. Na época da Páscoa, mais que apenas decorar nossa casa para a data, devemos socializar com todos a história e o sentido desses símbolos como forma de assegurar que as futuras gerações tenham acesso às informações, e mantenham ainda vivas essas práticas culturais. E uma maneira de mantermos vivas e acesas essas tradições seria nós mesmos montarmos a nossa Osterbaum.

 

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()