Tradição de Páscoa: Pintar Ovos

Tradição de Páscoa: Pintar Ovos

Você já ouviu falar sobre a origem da Páscoa e a tradição de se pintar ovos? Saiba como colorir seus ovos com ingredientes naturais e divirta-se com a sua família.

Na Europa, muitas tradições da Páscoa remontam às comemorações pelo início da primavera, no Hemisfério Norte. O cenário branco e gelado dá lugar ao colorido, homenageando a deusa anglo-saxã teutônica da mitologia nórdica e germânica, Isthar ou Ostara (que deu origem a palavra Ostern: Páscoa, em alemão e Easter, em inglês).

É dai, também, a origem do Coelhinho da Páscoa: Ostara é a deusa da primavera, da ressurreição e do renascimento, tem como símbolo o coelho. Segundo a lenda, um dia, Ostara estava em um jardim com as crianças, quando um pássaro voou sobre elas e pousou na mão da Deusa. Ao dizer algumas palavras mágicas, o pássaro se transformou no animal favorito de Ostara, um coelho.

A deusa Ostara sempre aparece retratada com o seu animal preferido: a lebre.

A Páscoa e os Ovos Coloridos

Certo dia, a deusa Ostara estava no jardim celebrando com as crianças, quando um pássaro pousou em sua mão. Ostara transformou a ave em seu animal favorito: uma lebre. Com o passar do tempo as crianças notaram que o passarinho transformado começou a ficar triste. Ela já não podia mais cantar e voar como antes. As crianças solicitaram que a magia fosse desfeita. Como estavam no inverno, os poderes de Ostara não eram fortes o suficiente e assim tiveram que aguardar até o início da primavera.

Com a chegada da primavera, os poderes de Ostara estavam no auge e assim ela desfez o encanto. O pássaro, em agradecimento, colocou alguns ovos coloridos pelo gramado. Esse acontecimento daria início a tradição se colorir ovos e espalhá-los pelo jardim durante a Páscoa.

Colorindo Ovos Para a Páscoa

Para se fazer ovos coloridos, vamos precisar de pigmentos naturais. Para isso, basta preparar algumas tinturas, conforme a cor desejada:

  • Macela, cúrcuma ou açafrão para amarelos ou alaranjados
  • Beterraba ralada para rosas e violetas
  • Uma fatia de cebola comum para beges
  • Uma fatia de cebola roxa ou urucum para marrons-avermelhados
  • Espinafre ou salsa para os verdes
  • Couve roxa para os azuis
  • Repolho roxo para azuis escuros
  • Mirtilos para roxos e violetas
  • Folhas de nogueira para o preto

Como Fazer a Tintura Natural Para Pintar Ovos

A base da receita de tintura natural é feita com 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de vinagre e 3 xícaras de água.

Misture os ingredientes e acrescento aquele que vai promover a coloração.

Para tingir os ovos é importante que o recipiente com a tintura possibilite a imersão do ovo nela. O ovo precisa ser cozido anteriormente. Para não trincar a casca, coloque um pano no fundo da panela e adicione um pouco de vinagre na água.

O tingimento trata-se de uma experiência prazerosa e que a cada ovo você obterá um novo resultado! Testando a quantidade do ingrediente utilizado como corante e o tempo de imersão na tintura, você vai percebendo o tom desejado.

Foto: Silvana Mandelli, 2010

Pintando Ovos: Uma Descoberta a Cada Imersão

Cada ovo trará uma surpresa, pois as nuances serão diferentes para cada um. Primeiro porque a própria tonalidade da casca do ovo varia de um para outro. Depois, porque tudo vai depender do tempo que os ovos permanecerão sumersos na tintura e também a quantidade de corante que você adicionou.

Para tons mais intensos, pode-se ferver os ovos acrescentando a tintura natural já nesse momento; se quiser tons mais claros basta apenas colocá-los na tintura, após o cozimento.

Um ovo amarelo médio, por exemplo, se obtém após mergulhá-lo na tintura (sal + vinagre + água + açafrão) por uns 30 segundos. Se quiser amarelo ocre, basta fervê-lo na água acrescentado dessa tintura.  A tonalidade do amarelo também vai depender de quanto açafrão você colocou na sua tintura.

Criando Padrões Coloridos em Ovos

A maneira com que se tingem os ovos depende da sensibilidade estética de cada um. É possível, ainda, criar padrões nas cascas.

Cascas de cebola, beterraba ralada, espinafre… qualquer ingrediente corante embebido na solução de sal, vinagre e água e “amassadinho” contra o ovo poderá imprimir padrões coloridos.

Outra maneira de estampar a casca do ovo é colocar uma folhinha ou uma pequena flor natural embebida no corante – ou, ao contrário, grudá-los sobre a casca e mergulhar o ovo no corante, para deixar suas marcas ao retirá-los.

Você poderá, ainda, envolver os ovos com elásticos, pintá-los e retirar os mesmos para criar faixas na superfície.

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário » ()