Conheça Três Bebidas com o DNA de Rancho Queimado

Conheça Três Bebidas com o DNA de Rancho Queimado

Rancho Queimado, a Capital Catarinense do Morango, é uma cidade que fica a uma hora da Grande Florianópolis, a capital de Santa Catarina. Com paisagens naturais e culturais em perfeita harmonia, dignas de belos cenários e retratos, a cidade tem se consolidado como destino turístico de inverno e turismo de segunda residência, mas sobretudo, como destino de final de semana para os que querem descansar no clima agradável de serra, com temperaturas amenas, onde, mesmo em épocas mais quentes como a primavera e o verão, sempre é recomendável se levar um casaco. Para o passeio de um dia, o roteiro incluiu bons restaurantes e cafés coloniais, estradas e casas bem floridas, cachoeiras, igrejas e museus, além, da compra de produtos coloniais e artesanais.

A cidade de Rancho Queimado tem, também, seu nome consolidado, agregando valor aos produtos, artesanais e coloniais, que são fabricados por inúmeros produtores locais, famílias e pequenas micro-empresas. Assim, alguns produtos como as geleias e licores, os meles, as bolachas, broas e cucas, os pães de milho, o chocolate artesanal, e, os mais finos trabalhos manuais, tê  denominadamente, seus valores agregados pela certificação de origem “feito em Rancho Queimado”.

Conheça Três bebidas “Made in Rancho Queimado”

Na Grande Florianópolis e até em algumas regiões do estado, Rancho Queimado também é famosa pelas bebidas que produz. Além dos tradicionais licores feitos com o morango, já faz parte do cotidiano das pessoas as bebidas que a cidade oferece. o Guaraná Pureza é um famoso refrigerante, tradicional entre as famílias da região, desde 1905. Em seguida, foi a Água Mineral Santa Rita que conquistou o mercado e, mais recente, a Cervejaria Unika tem produzido artesanalmente cervejas premiadas em diversos concursos, além de possuir um bar no mais tradicional shopping de Floripa.

Refrigerantes Pureza

O Guaraná Pureza é, sem dúvida, o maior patrimônio de Rancho Queimado. Um dos mais antigos refrigerantes do Brasil. As primeiras bebidas da marca Pureza começaram a ser produzidas em 1905, denominada por Cervejaria Rio Branco.

A pequena indústria passou a produzir também um refresco não-alcoólico popularmente conhecido como “cerveja doce”, sem rótulo próprio e que era envasada nas mesmas garrafas da cerveja. Essa bebida era vendida apenas nos arredores da localidade de Rancho Queimado, mas a sua aceitação foi imediata e em 1926 foi batizada de Pureza, com sabor de guaraná. A partir de 1927 a comercialização da “cerveja-doce” Pureza conquistou a estrada e começou a aparecer no comércio entre Bom Retiro/SC e Florianópolis/SC. O nome Pureza tem origem na qualidade pura dos ingredientes utilizados na fabricação do produto: água e guaraná. Também a denominação refrigerante veio posteriormente, por exigências governamentais para o setor industrial.

A fábrica de bebidas Pureza, como é popularmente conhecida, mantém-se fiel às origens. Seu produto conta com um selo de qualidade insuperável há mais de um século. Na região da Grande Florianópolis, a “purezinha” acompanhada do lanche virou sinônimo de patrimônio local, instituindo no imaginário ilhéu do manezinho (o gentílico de quem nasce e vive em Florianópolis) a Pureza como um importante símbolo da cultura regional.

Cerveja Unika

A Cervejaria UNIKA começou suas atividades ainda que experimental em 2012, quando um ex-executivo de uma multinacional e o filho compraram o primeiro equipamento e instalaram a base no sítio da família em Rancho Queimado. Em 2014, a marca e a fábrica começam a operar formalmente e hoje produz mais de 15 tipos de cervejas entre baixa fermentação (da escola alemã Lager) e alta (escolas inglesa, americana e belga, como a Pale Ale). Lá também é produzida a variedade da Catharina Sour, único estilo de cerveja reconhecido e catalogado como originalmente catarinense e brasileiro.

A produção mensal varia entre 10 mil a 15 mil litros, de acordo com fatores sazonais, e atende aos propósitos dos empreendedores que é o mercado regional. Aí entra uma característica do proeminente segmento de cervejas artesanais catarinense: a força local. É esse fator que torna Santa Catarina a quarta força nacional em número de cervejarias artesanais, sendo a segunda maior produtora da região Sul do país. A marca UNIKA em sua breve história de sucesso agregou também uma série de predicados que só reforçam a sua característica única. Um exemplo é o próprio local, a cidade de Rancho Queimado, aos pés da Serra Catarinense, que desfruta de um clima temperado, belezas naturais e acesso a nascentes preservadas de água.

Água Mineral Santa Rita

A Estância Hidromineral Santa Rita de Cássia foi fundada em 1999, no município de Rancho Queimado, região serrana da Grande Florianópolis. Localizada a 800 metros de altitude, ela fica instalada em meio à Mata Atlântica, longe de qualquer poluição.

A fonte da Água Santa Rita tem uma temperatura de 17,5ºC e baixa concentração de minerais, como o sódio. A sua excelente composição química garante a qualidade da água mineral, que é considerada uma das melhores do sul do Brasil.

Então, anote aí: na sua próxima vinda a Rancho Queimado, procure por essas marcas nos restaurantes e no comércio local. Programando, é possível fazer visitação nos próprios locais de produção. Mas se você ainda vai demorar um pouquinho até visitar a cidade de Rancho Queimado, procure pelos produtos em redes de supermercados, bares e restaurantes de toda a grande Floripa. São produtos tradicionais, que harmonizam com a culinária local. É isso!

Jonei Bauer
O texto acima é de inteira responsabilidade de Jonei Bauer, não expressando necessariamente a opinião do Portal do Rancho. Saiba mais sobre o autor.

Deixe seu comentário » ()